terça-feira, setembro 25, 2001


Aqui vou eu. A terceira das sete universitarias desencanadas a escrever nessa maluquice de diário coletivo. Aos poucos nós vamos aparecendo...

Calliope

Já que eu estou tomando o nome dela emprestado, nada mais justo que lhe prestar uma pequena homenagem e relembrar sua história. Segundo a mitologia grega, Calliope era uma das nove filhas de Zeus e Mnemósine, conhecidas como as Musas. Seu trabalho era inspirar os artistas da época e cuidar para que eles fizessem belas obras. De acordo com os gregos, a morte do espírito não se dava enquanto existisse no mundo alguém que se lembrasse da pessoa ou de algo que ela havia feito. Daí a importância das obras artísticas: você viveria para sempre se a sua obra durasse tanto.
Calliope era a mais nova de suas irmãs, inspiradora da poesia épica e trágica (foi a Musa de Homero, por isso acho que ela fez um bom trabalho). Ela teve um filho, Orfeu, o rapaz que com sua música poderia fazer as árvores dançarem. O moço teve uma história bem triste: perdeu a amada muito cedo e desceu até o Hades para tê-la de volta, ao menos por algum tempo. Não conseguiu.

Eu gosto de pensar que, apesar de nós estarmos em um tempo e lugar bem diferentes da Grécia mitológica, as Musas ainda estão por aí, inspirando gente e cuidando para que o mundo conheça a arte. E por que não estariam aqui também, inspirando esta garota? Pretensão minha? É, até pode ser. Ou não.

Calliope

PS. Outro motivo pelo qual eu escolhi Calliope para ser meu nome e minha musa. O pai de Orfeu, que algumas vezes é retratado como um estranho de vestes negras e outras como Apolo (Deus do Sol e patrono das artes), foi mostrado por um certo escritor de histórias em quadrinhos como Oneiros, Príncipe das histórias e Senhor dos sonhos (já descobriram de onde vem a palavra onírico?). Eu, pessoalmente, prefiro esta última versão da lenda, mais mágica e mais condizente com o que eu imagino de Orfeu.
Sem contar a platoníssima paixão que eu venho nutrindo de uns tempos pra cá pelo Lorde do Sonhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário