segunda-feira, março 25, 2002

Sim, eu assisto ao Oscar, apesar de tudo...

Uma vez conheci uma pessoa que tinha a seguinte filosofia de vida "Mantenha suas expectativas baixas, pois se te acontecer algo de ruim, é normal, e se acontecer algo de bom, voce ira se alegrar. Se você mantiver suas expectativas muito altas, vai se frustrar muito quando as coisas ruins acontecerem" Eu sempre achei isso um jeito muito sem graça de encarar a vida, mas é uma ótima maneira de se encarar a cerimonia do Oscar. Depois de umas decepções, e gente já sabe que Oscar é aquela coisa tosca mesmo.
Esse ano, o Oscar fugiu um pouco à regra de me decepcionar o tempo todo. E tb me surpreendeu bastante, coisa que o Oscar raramente faz. Olha só:
Senhor dos Anéis: Eu não achei mesmo que ele iria ganharo Oscar de melhor filme, mas achei que Peter Jackson merecia o de melhor diretor pela coragem (não vi Uma Mente Brilhante, entào não posso falar mais nada). Mas tudo bem, Peter Jackson pode tentar de novo ano que vem. Ou no outro...
Amelie Poulain não ter ganho Melhor Filme Estrangeiro:Poxa, tava torcendo por ele...
Memento não ter levado nada: Fiquei chateada. Merecia pelo menos o de edição, mas já descobri que "merecia" não é um conceito muito válido no Oscar.
Harry Potter não ter levado nada: Concordo. Harry Potter como filme é um ótimo livro.
Melhor atriz: Eu tinha certeza absoluta que Nicole Kidman ia ganhar. Mas, definitivamente, o melhor momento da noite foi ver o discurso verdadeiramente emocionado de Halle Berry ao receber a estatueta. Não sei se ela mereceu ou não, pois nào vi o filme. Mas que foi um momento legal de se ver, isso foi. Só mais uma coisa: Alguém sabia quem era Halle Berry até hoje? Pra mim ela era apenas a Tempestade no filme dos X-Men....
Politicamente correto: Por falar em Halle Berry, o que foi o oscar dela, o de melhor ator para Denzel Washington e aquele premio especial para Sidney Poitier? Alguma tentativa da academia de corrigir os preconceitos do passado? Um "Vamos todos ser politicamente corretos", que está meio em moda nos EUA? Ou uma incrivel coincidencia? Apesar do estardalhaço todo, eu não acho que o Oscar desse ano realmente vá mudar significativamente a vida dos negros (ou eu preciso dizer afro-americanos?), sejam eles americanos, atores de Hollywood, ou não.
Irônico: Disney (segundo um amigo meu, o único artista que continua produzindo mesmo depois de morto) queria tanto que fosse criado um Oscar para melhor filme de animação... E no primeiro ano com essa categoria, quem ganha é Shrek, a coisa mais não-Disney que eu já vi. Curiosidade: agora que existe um Oscar para melhor filme de animação, desenhos animados podem concorrer ao oscar de melhor filme (como aconteceu com A Bela e a Fera)??
\Bizarro: O discurso do Tom Cruise, o vestido da Halle Berry (e de umas outras tb), o cabelo da Jenifer Lopez, o smoking do cara-que-ganhou-o-Oscar-de-melhor-maquiagem, o cara-que-toca-violino-pulando do melhor curta documentário (alguém ai sabe onde eu posso assistir a esses filmes obscuros?) a presença de Woody Allen e o Oscar especial para (?????) Robert Redford.
Apesar de tudo, foi divertido. E é por isso que eu continuo assistindo ao Oscar

Calliope

Nenhum comentário:

Postar um comentário