terça-feira, maio 28, 2002

A Inevitabilidade das Decisões

Um pouco de filosofia sem nexo que só consegue pensar quem anda horas no trânsito de São Paulo sem radio (quebrou), ar condicionado (nunca teve) e cigarro (estou gripada e tb está muito frio pra abrir a janela).
Atualmente, estou passando por um periodo de decisões, muitas decisões. O que é uma merda, pq eu fico toda encanada com essas bizarrices. Pensando em uma solução para o problema (tomar a decisão é só uma medida paleativa, não funciona a longo prazo), eu lembrei do filme "Sete Anos no Tibet", quando o menininho Dalai-Lama diz: "Se um problema tem solução, você não precisa se preocupar com ele. Se o problema não tem solução, não vale a pena se preocupar". Só que eu acho toda a filosofia budista uma merda, então isso não vale pra mim. Sem falar que a Bradamante me falou que as mulheres não podem atingir o Nirvana, então o budismo não vale duplamente pra mim.
Aí eu lembrei de outro filme, "Matrix", da grande decisão que o Keanu Reeves tem que tomar (tomo a pílula azul ou a vermelha?) e da analise de 8 horas que meu ex professor de filosofia (lembram do post sobre Hamlet?) fez do filme. É meio comprida pra eu resumir toda aqui, mas a parte das decisões é mais ou menos assim: peguem o filme e contem quantas decisões o Neo tem q tomar até chegar na parte do "tomo a pílula azul ou a vermelha". Contaram? Sete. Não deu? Contem de novo.

1- "Siga o coelho branco"
2- "Ou você chega no horário ou você procura outro emprego"
3- "Há duas maneiras de sair do prédio. Uma pelo andaime e a outra com Eles"
4- "Você vai colaborar conosco, Mr. Anderson?"
5- "Você quer conhecer Morpheus?"
6- "Confie em nós ou saia do carro"
7- "Pilula azul ou vermelha"

Acho q são essas. Vou assistir o filme quando chagar em casa e confirmo. Isso já está começando a não fazer sentido nenhum.

A grande sacada das decisões é em Matrix é a seguinte: as seis decisões anteriores foram o que levaram a sétima. Pensem uma coisa: Vcs conseguem imaginar alguém que, tendo tomado as seis deciões anteriores, recuse a pílula vermelha? É, eu tb não. Indo um pouco mais além, quem, na situação em q Neo estava, tomaria qq decisão diferente das que ele tomou? Ah, fala sério: Vc mandaria seu chefe tomar no cu se ele mandasse vc chegar na hora? Vc pularia daquela altura pra chegar no andaime? Vc sairia do carro? Não, né?

Saindo dos filmes e indo pras HQs: Sandman (eu acho q o Neil Gaiman copiou isso de algum lugar, mas Sandman é a referência q eu me lembro). Uma vez foi dito q "Nossas decisões são feitas pelo que nós somos. Não poderiamos tomar qq outra decisão diferente, pois assim não seríamos nós mesmos". É triste, mas foi o meu único consolo quando a série acabou. Se fosse diferente, Sandman não seia Sandman, Neil Gaiman não seria Neil Gaiman e eu não seria perdidamente apaixonada pelos dois.

Ta complexo isso, mas vamos em frente, tá quase acabando.

Junta tudo: o q vc conclui sobre decisões?
Pois é. Eu concluí q não há como "ficar indeciso". A decisão já está tomada a partir do momento que ela é colocada na sua frente. As vezes a gente demora um pouco pra perceber a resposta, mas não tem como mudar. Mesmo.

Monica

PS. Continuo não acreditando em destino, não confundam as coisas. Apenas acho que as coisas que estão em nossas mãos são inevitaveis de acontecer da forma que irão acontecer. Mas existe um pá de coisa que não está na nossa mão. Isso é sorte. Uns tem, outros não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário