segunda-feira, outubro 22, 2001

Minha paixão pela primavera ou eu não sei mesmo dar títulos

Essa é a melhor época do ano. Já não faz muito frio, as flores amarelas e roxas começam a cair das árvores, os pés de amora e pitanga ficam carregados. É quase perfeito.
Acabei de descobrir um pé de pitanga que em um ano e meio de USP eu nunca tinha visto. Acho que quase ninguém conhecia aquela árvore, porque ela estava cheinha de pitangas maduras, lindas, deliciosas, de desmanchar na boca. E por causa da chuva que caiu esta noite elas estavam úmidas. Tive um momento de epifania devorando aquelas frutinhas. Quase fui pro céu. O gostinho meio doce e meio azedo se desfazendo entre meus dentes, aquela sensação mágica... nossa! Sabe por que pitanga é tão bom? Porque só dá uma vez por ano e não vende em lugar nenhum. Você só consegue comer pitanga nessa época do ano e se encontrar um pé. Eu adorava manga, passava o ano inteiro esperando para comer, mas depois que inventaram a manipulação genética dos vegetais dá para encontrar manga o ano inteiro. Perdeu a graça. Mas enquanto ninguém se preocupar em fazer isso com as pitangas também elas vão continuar sendo especiais.
As amoras entram na mesma categoria das pitangas: frutas que só se come uma vez por ano e no pé. E apesar de não ter um sabor muito marcante, podemos dizer que é até sem graça, a amora tem um charme especial por ser difícil de conseguir. Nessa temporada elas estão mais sem graça ainda. Talvez por falta de chuvas ou por não ter feito frio suficiente, as amoras estão xoxas, secas, muito azedas. Mas mesmo assim não pude resistir a comer uma porção delas quando vi o pé carregado de frutinhas já roxas. Parecia uma afronta, uma falta de respeito deixá-las lá.
Tem coisa mais linda do que deitar na grama forrada por florzinhas amarelas e depois ir comer frutinhas direto do pé? Mais completo que isso só depois que as flores vermelhas, tão vermelhas que até dá vontade de comer, começarem a abrir.
Cara, eu adoro a primavera.

Alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário